Fazer um Fazer um
A forma fácil de fazer o que você quiser

Como comprar dólar

Como comprar dólar

Para quem vai comprar dólar pela primeira vez, pode não ser tão simples conseguir fazer um bom negócio, e muitas vezes é confuso entender tanto valor de câmbio. Existem as cotações do dólar comercial e turismo, que altera todos os dias, e cada banco ou casa de câmbio vende por um preço.

Para quem vai viajar ainda existe a possibilidade de usar cartões de crédito ou débito ao invés de moeda em espécie, e aí vem a dúvida, qual a melhor opção?

Dólar comercial X Dólar Turismo


É fácil se confundir na hora de comprar dólar e comparar o valor pela cotação que aparece nas mídias.

A cotação que costumamos ver em sites ou em telejornais na televisão é o valor do dólar comercial, que é usado para transações comerciais como compra e venda de mercadorias ou movimentações financeiras de empresas no exterior.

Mas na hora de comprar dólar para viagem, é a cotação do dólar turismo que será aplicado na transação, e ele tem um valor mais alto que o dólar comercial.

Valor do dólar

Uma outra dúvida das pessoas é em relação ao valor do dólar.

As cotações não são determinadas pelo governo ou banco central, não há um órgão competente para isso, quem determina o valor da cotação do dólar é o mercado.

Quando há muitos dólares disponíveis no mercado o valor dele cai, já quando há retirada de dólares em circulação no Brasil, há um aumento no valor da cotação. Você provavelmente já deve ter ouvido falar que o Banco Central vendeu lotes da moeda americana em notícias, como por exemplo Jornal Nacional. Isso acontece para quem o valor da moeda diminua no Brasil, o Banco Central vende dólar e aumenta a circulação da moeda no mercado.

Onde comprar dólar

A única forma segura de compra dólar é através de instituições autorizadas pelo Banco Central para venda de moeda estrangeira.

Essas instituições autorizadas são casas de cambio que podem ser encontrado em várias cidade, algumas agências bancárias, além de lojas em Shoppings ou aeroporto. É possível comprar até pela Internet com opção de entrega em casa.

É bom pesquisar em várias casas de câmbios pois elas cobram valores diferentes.

Como comprar dólar

Com o valor do dólar alterando todos os dias, especialistas indicam que o melhor é se organizar e começar a comprar com antecedência, um pouco em cada mês ou semana. Comprando tudo de uma vez corre o risco da valor da moeda baixar até a data da viagem e assim a pessoa ter pago mais caro.

Mas é claro que o valor também pode subir, e nesse caso quem comprou tudo com antecedência vai economizar. Como não é possível descobrir a cotação na semana quem vai viajar, o melhor é comprar aos poucos e assim pagar um valor médio da cotação para o período, não havendo muito impacto da variação do câmbio em sua compra.

Comprar dólar em espécie ou Cartão pré-pago?

Na hora de comprar dólar há duas opções: Uma é comprar em espécie que tem a vantagem de ser mais barato pois o imposto cobrado(IOF) é menor, mas há o incomodo de ficar andando com uma quantidade de dinheiro que pode ser grande na carteira, ou guardado no apartamento do hotel, havendo risco de roubo ou perda.

Já o cartão pré-pago, é uma das melhores opções para viajar para o exterior, mas também há desvantagens.

O Cartão Visa TravelMoney(VTM) é um pré-pago que funciona como cartão de crédito e é aceito em milhões de estabelecimentos no mundo, mas não todos, sendo essa uma das desvantagens.

Além de comprar com o cartão é possível fazer saques na rede Visa Plus, o que pode resolver o problema de comprar em estabelecimentos que não aceitam o cartão.

Uma das maiores desvantagens é o valor da moeda, geralmente recarregar o cartão pré-pago é mais caro que comprar dólar em espécie por causa o IOF cobrado que é bem maior.